Remédio para Emagrecer

Ozempic serve para emagrecer?

Ozempic é um dos remédios de emagrecimento mais vendidos no Brasil, mas entenda porque o fabricante diz que ele não é para você e quais são os riscos..

A origem do Ozempic é a semaglutida, uma molécula sintetizada pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. A Semaglutida é vendida em três medicamentos: Ozempic, Wegovy e Rybelsius que abordaremos a seguir. 

caneta emagrecedora do ozempic
Imagem: caneta emagrecedora do ozempic sendo aplicada na barriga

Medicamentos com Semaglutida

O primeiro medicamento é o Ozempic e se transformou no queridinho das pessoas que querem emagrecer. Ele é um remédio que só existe na forma injetável e que deve ser aplicado uma vez por semana na barriga. Importante dizer que a Anvisa aprovou o uso apenas para pessoas que têm diabetes tipo 2. Guarde essa informação porque ela é importantíssima mais para frente. 

Já o segundo remédio é o Wegovy e que também deve ser aplicado de forma injetável e tem dose mais alta que o primeiro. Por isso, é o único remédio de emagrecimento, ou seja, é o único remédio que a Anvisa aprovou o seu uso para quem quer emagrecer, para quem quer perder peso.

Enquanto que esses dois que eu citei são aplicados através de uma caneta emagrecedora com o Rybelsius é diferente. O medicamento deve ser tomado pela via oral através de comprimidos e apenas por pessoas que possuem diabetes tipo 2. Até o momento que escrevo este post, somente há comprimidos, mas já há informações de estudos que apontam que em breve a Novo Nordisk também deverá lançar a versão oral do Wegovy.

Considerando que todos os medicamentos criados pela farmacêutica Novo Nordisk possuem o mesmo princípio ativo que é a Semaglutida, vamos explicar de forma simples como essa substância age em nosso organismo. Caso fique com dúvidas, por favor, não hesite em deixar seu comentário.

Aliás, comentários são sempre muito bem-vindos aqui no Blog do Canal do Alcaires porque estamos começando e servirá de incentivo para trazermos cada vez mais conteúdos de qualidade para os leitores. 

Semaglutida para que serve? A Semaglutida emagrece?

 

A semaglutida reproduz no corpo o efeito do hormônio GLP-1 e atua aumentando a produção de insulina que é o que o diabético tipo 2 produz em menor quantidade. 

 

Este foi o motivo pelo qual este medicamento foi criado. O objetivo do Ozempic era fazer com que pessoas com diabetes tipo 2 fossem capazes de produzir mais insulina. Como o diabético não produz insulina adequadamente, o Ozempic conseguia aumentar a sua produção. 

 

Acontece que além do aumento da produção de insulina, há também outros efeitos colaterais que foram verificados. Alguns benéficos e outros ruins. Vamos começar com os efeitos colaterais que fizeram o Ozempic virar uma febre: a sensação de saciedade e a redução da fome. 

Estudos sobre perda de peso após o uso do Ozempic

 

Estudos mostraram que as pessoas que tomaram Ozempic tiveram uma perda de peso em torno de 15% na média. Ou seja, uma pessoa que pesa 85 quilos e usa o remédio para emagrecer reduz seu peso para 72 quilos em média. Veja que é uma média. Não significa que todos tiveram resultados. 

 

Como o remédio para emagrecer reduz a fome e aumenta a saciedade, a grande maioria das pessoas que usa Ozempic passa a ficar sem comer por horas, e emagrecem porque conseguem fazer déficit calórico

 

O problema é que emagrecer ficando sem comer por horas não é um emagrecimento saudável. Isso provoca desnutrição por falta de vitaminas e minerais, além de um emagrecimento muito rápido em pouco tempo. 

 

E uma perda de peso rápida associada com a falta de ingestão de vitaminas e minerais que nosso corpo precisa não é um emagrecimento saudável. E emagrecer dessa forma ainda deixa a grande maioria das pessoas com cara de doente, o que as redes sociais têm chamado de “rosto de Ozempic”. 

 

+ Segredo do emagrecimento saudável e não ficar com cara de doente não é apenas fazer déficit calórico, você precisa também fazer isso que eu fiz. 

 

Como evitar o rosto de Ozempic? Como fica a pele de quem toma Ozempic?

 

É curioso porque as pessoas emagrecem por dois motivos: estético ou saúde. Eu mesmo quando estava com 94,6 kg só queria emagrecer para me livrar da gordura no fígado e da diarréia constante. Depois que consegui, passei a querer seguir meu emagrecimento para me sentir mais bonito e para voltar a caber nas minhas roupas antigas. E você? Por qual motivo quer emagrecer? Deixe seu comentário abaixo.

 

Agora você imagina a decepção que pode ser você emagrecer com Ozempic para se sentir mais bonito ou mais bonita e todo mundo dizer que você está com cara de doente ou com rosto de Ozempic? Será que vale a pena tomar Ozempic? 

 

As pessoas que passam por cirurgia bariátrica também escutam as mesmas coisas: que emagreceu e ficou com cara de doente. Embora a causa do emagrecimento do Ozempic seja diferente da bariátrica, o motivo da cara de doente é o mesmo. Perda de peso rápida, em um período muito curto e desnutrição. 

Dermatologista explica porque Ozempic deixa a pele flácida

Segundo, a médica dermatologista Vanessa Mussupapo, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a pessoa que emagrece dessa forma fica com cara de doente por causa de três fatores principais. Aumento da produção de radicais livres, diminuição da produção de colágeno e saída da gordura do rosto. E a gordura é um dos principais tecidos que sustentam o nosso rosto. 

 

+ Conheça Botox Natural que fez as mulheres eliminar rugas, linhas de expressão, flacidez, pé de galinha e bigode chinês. 

 

Sendo assim, uma forma de evitar o “rosto de ozempic” é recorrer a produtos que estimulam a produção de colágeno. Eu mesmo sempre utilizei colágeno durante o meu emagrecimento e não fiquei com cara de doente nem flacidez. Caso tenha interesse em adquirir o mesmo colágeno que eu só clicar aqui para falar comigo via whatsapp

 

Mas porque será que a Anvisa aprovou o Ozempic apenas para ser usado por quem tem diabetes tipo 2? 

 

Qual é a função da insulina? O que a insulina faz com a glicose?

 

Sempre que a gente ingere um alimento, ele é digerido e transformado em açúcar, chamado de glicose pelos médicos. Esse açúcar só será utilizado pelo nosso organismo se entrar em nossas células. E para entrar precisamos ter insulina em quantidade suficiente. 

 

Falando de forma bem simples e didática, a insulina é como se fosse um porteiro que abre a porta das células e joga o açúcar dentro das nossas células. E o nosso corpo precisa desse açúcar porque ele significa energia. 

 

Quando a pessoa está com diabetes significa que essa produção de insulina está insuficiente. E quando ficamos com muita glicose e pouca insulina, grande parte deste açúcar vai ficar na corrente sanguínea e não conseguirá entrar nas células. O açúcar elevado no sangue é perigoso e é chamado pelos médicos de hiperglicemia. 

 

O que é uso off label do Ozempic?

 

Como bem disse o Advogado Sergio Pontes em seu artigo, a fabricação e comercialização de medicamento em território brasileiro necessita da aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

E quando um remédio é aprovado, ele fica atrelado à indicação do seu uso. E quando vemos a aprovação do Ozempic no Site da Anvisa, verificamos que a sua indicação de uso é apenas para diabéticos do tipo 2. 

Anvisa aprovou Ozempic apenas para tratar diabetes tipo 2
Imagem: Anvisa aprovou Ozempic apenas para tratar diabetes tipo 2 | Fonte: Site da Anvisa

A Anvisa não liberou ozempic para pessoas acima do peso ou com obesidade que pretendem emagrecer. Portanto, quem faz uso do Ozempic sem ser diabético apenas com o intuito de emagrecer, está fazendo uso off label desta medicação. Ou seja, pouco importa se você está tomando ozempic sem orientação médica ou com orientação médica. Quem faz uso de ozempic para emagrecer sem ser diabético, está fazendo uso off label

 

E os médicos que prescrevem ozempic com foco no emagrecimento devem ter cuidados porque como bem disse o advogado, o uso off label de um medicamento pode configurar erro médico. E isso significa que o paciente poderá promover uma ação contra o médico que prescreveu uma medicação que sua indicação não está aprovada pela Anvisa. 

 

A diferença é sutil, mas uma coisa é o médico prescrever ozempic para quem é diabético tipo 2 e outra é o médico prescrever ozempic para quem não é diabético tipo 2. Fazendo isso, ele está fazendo uso off label porque o Ozempic não teve a indicação de uso para emagrecer aprovada. 

 

Ozempic emagrece mesmo? Quem não é Diabetico pode tomar Ozempic?

 

Respondendo à primeira pergunta, sim. Geralmente as pessoas que usaram Ozempic tiveram como um dos efeitos colaterais a perda de peso. E depois da notícia boa, tenho que dizer a notícia ruim porque somente diabéticos podem tomar Ozempic. 

Paciente diabético testando seu nível de açúcar no sangue
Imagem: Paciente diabético tipo 2 testando seu nível de açúcar no sangue

Site da Promofarma ressalta que a Anvisa aprovou o uso do Ozempic apenas para os diabéticos e mesmo assim apenas quem for diabético tipo 2. 

 

Ozempic precisa de receita?

 

Sim, segundo informação no Site da Drogaria Pacheco, o Ozempic precisa de receita médica. Entretanto, embora seja necessário apresentar a receita no momento da compra, ela não ficará retida. 

 

Entretanto, embora exista essa informação e exigência pelas farmácias, nem sempre isso acontece. O grande problema é que muitas pessoas estão desesperadas para emagrecerem e dispostas a usar Ozempic mesmo sem orientação médica, mesmo o remédio sendo aprovado apenas para quem é diabético. 

 

Mas para você que é leitor do Canal do Alcaires, tenho mais um alerta para te fazer. A própria fabricante do remédio, a farmacêutica Novo Nordisk está condenando o uso off label do Ozempic para emagrecimento, segundo reportagem do Site Metrópoles

farmacêutica Novo Nordisk está condenando o uso off label do Ozempic para emagrecimento
Imagem: Fabricante Novo Nordisk reprova o uso off label do seu remédio Ozempic

E o uso off label do Ozempic virou uma febre tão grande que as pessoas que realmente estão doentes e com diabetes tipo 2, não estão conseguindo comprar o remédio. As pessoas que querem emagrecer estão comprando e as pessoas que estão com o açúcar elevado estão ficando sem a medicação. Isso porque a procura é tanta que sempre anda em falta nas farmácias. 

 

A Novo Nordisk reforçou que apenas o Saxenda é indicado para quem quer lidar com a obesidade e pretende emagrecer. A farmacêutica desautoriza o uso do Ozempic que estiver em desacordo com o que diz a bula aprovada pela Anvisa. 

 

Bula do Ozempic aprovada pela Anvisa

 

A bula do Ozempic que consta no site da Novo Nordisk explica que uma caixa vem com 6 agulhas descartáveis. 

 

E para quem serve Ozempic? A sua indicação é para adultos que possuem diabetes tipo 2 e estão com o açúcar no sangue elevado e a pessoa não pode por alguma razão usar metformina ou outra medicação de controle de açúcar. Ou seja, essa medicação não é nem para todos os diabéticos tipo 2. Se a pessoa estiver com a doença, mas o açúcar estiver controlado, não haverá indicação para tomar ozempic. 

 

As outras contraindicações são no caso da pessoa for alérgica à semaglutida, estar com menos de 18 anos, ou estiver amamentando, com diabetes tipo 1, cetoacidose diabética, dificuldade para respirar, confusão, sede em excesso, hálito com odor adocicado ou um gosto metálico na boca. Entre outros casos. Clique aqui se quiser saber tudo e ler a bula direto do site do fabricante. 

 

O que o ozempic pode causar? Quais são os efeitos colaterais?

 

Um dos efeitos colaterais que já citamos é a perda de peso. Entretanto, embora esse efeito colateral seja maravilhoso, ele não é o único efeito. Existem também algumas reações adversas que constam na bula do remédio como: enjoo, vômito, diarreia, dor abdominal em decorrência de pancreatite aguda, agravamento temporário na visão do olho diabético, entre outras. 

 

Fique atento para não comprar remédio falsificado. Como saber o Ozempic é falso?

 

Conforme publicado no G1, a novo Nordisk informou que o lote LP6F832 com validade 11/2025 se trata de Ozempic falsificado. Infelizmente essa é uma realidade no Brasil, as compras de produtos e suplementos sempre deve ser ocorrer em sites oficiais. Caso você não saiba como verificar não tem problema. Todos os links aqui do Portal de Notícias do Canal do Alcaires, são verificados e com links apenas para sites oficiais. 

E neste caso em específico, a própria Anvisa orienta que as pessoas devem comprar remédios apenas em estabelecimentos regularizados e vendidos sempre na caixa com nota fiscal. Só que muitas pessoas não estão comprando dessa forma, como foi o caso da Maddy. 

Mulher inglesa comprou Ozempic falsificado

 

Maddy é uma mulher inglesa de 32 anos que comprou Ozempic falsificado diretamente de uma pessoa que vendia o remédio de emagrecimento pelo Instagram. Reportagem da Folha de São Paulo em 15 de novembro de 2023 informou que a consequência foi o surgimento de uma grave complicação que fez a moça ficar vomitando sangue.

Você tem que ficar alerta para não passar por isso. Como o medicamento anda em falta nas farmácias, golpistas estão vendendo remédios falsificados, seja em via instagram, whatsapp, grupo de Facebook, Mercado Livre, OLX, e qualquer outro site que faz a compra e venda de produtos.

Os sábios aprendem com os erros dos outros, os espertos com os próprios erros e os tolos não aprendem nunca. Provérbio Chinês.

Por isso, seja sábio e compre qualquer produto ou suplemento apenas diretamente dos sites oficiais que indico aqui no Portal de Notícias do Canal do Alcaires ou no caso de remédio diretamente das farmácias. 

E agora me conta, qual é a sua opinião sobre o Ozempic? Já fez uso dele? Qual foi a sua experiência? Usou Ozempic para emagrecer ou para a diabetes tipo 2? Qual é o tema que gostaria de ver aqui no Canal do Alcaires? A sua participação é fundamental e servirá de estímulo para produzir e pesquisar mais assuntos como este. 

 

Botão Voltar ao topo